08 janeiro, 2011

Férias das férias




Como havia já adiantando ontem, tirei o dia para escalar, sai da dura rotina de praia e piscina para encarar uma paredinha clássica.

A Patricia ficou com as crianças, e eu fugi :-)

Primeiramente estava pilhado escalar a via da capela, mas conversando com o André fui desaconselhado por conta do sol, que castiga a parede o dia todo, então partimos para Ibiraçu, onde iria conhecer a pedra do A2, que leva esse nome em alusão ao motel que fica na frente da parede. Segundo meu guia, até as 11:00 da manha teríamos sombra. Bora prá lá.

A única via que existe no local chama-se Tesouros do A2, via de 225 metros, graduada em 4º com crux de 4º Sup, se bem que para mim o crux estava mais para um 5º mesmo.

O interessante é que a via foi aberta em Abril do 2010 e até hoje teve a penas duas repetições (incluindo a de hoje), tamanha a carência de escaladores nessa região, apesar de todo o potencial da região. é de dar inveja.


André na primeira enfiada


Bem, a escalada foi bem tranqüila, a via ainda está muito esfarelenta, com muito cristal soltando, o que garante mais emoção, e claro com uns veneninhos básicos por conta dos esticões em vias dessa graduação, mais especificamente no crux da primeira para segunda parada, onde em um lance de 4º sup, segundo o croqui, que mais me pareceu um de 5º para mim, protegido por um “P” 6 ou 7 metros para baixo, com um platô no meio do vôo...coisa básica para quem gosta de paredes :-) Confesso que adrenei um pouco, pois faz tempo que estou só fazendo falésias e com isso a cabeça fica acostumada a costurar a cada 2 ou 3 metros, e qualquer esticazinho desses balança com a gente.


Na primeira parada, eu e o André

Guiei praticamente toda a escalada, com exeção a primeira cordada, à convite do André que deixou para a visita esse privilégio. Valeu André ! !


Na terceira parada, feliz da vida

De resto foi tudo de boa, chegamos no cume, demos um tempo apreciando a vista, da BR 101, onde é possível ver todo o todo o tipo de insanidade que o povo faz não transito ...depois escalar que é perigoso.


No cume com vista para a BR 101

Agora estou de voltas ás férias planejadas, e amanha partimos para o Cipó, onde vamos ficar 3 dias, antes de voltar para Sampa.


Preparando para descer

Mais uma vez Obrigado ao escalador capixaba André pelos betas e pela escalada

Braços

Um comentário:

  1. Renato, foi uma grande satisfação ter escalado com vc brother, em poucas cordadas deu pra perceber que vc é gente fina.Passei de bike,lá na “Capela” hoje, por volta de 18:00 h, e ainda estava muito molhada a via, quando vc tiver por essas bandas do ES, é só ligar!
    Abraço!

    ResponderExcluir