30 dezembro, 2009

Ano novo, promessas novas..Para que esperar ?


Pessoalmente não sou adepto a realização de promessas de ano novo, simplesmente, pois cético como sou, vejo o passar da vida apenas como um dia depois do outro, só isso. Acredito que uma promessa não precisa ser iniciada no início do calendário ocidental, uma vez definido um objetivo, seja ele qual for, podemos (e devemos) iniciá-las o mais rápido possível, não esperar por uma data especifica baseada na casualidade de encerramento de um período e inicio do seguinte para isso

Na minha forma de ver o mundo, nada difere o dia 31/12 do dia, digamos, 15/04 ou 07/03 ou qualquer outro dia do ano. Senão pelo feriado, que obviamente é bom.

No Brasil vejo certo excesso de promessas realizadas pelas pessoas no começo de cada novo ano, são promessas de economizar, emagrecer, treinar, procurar um novo emprego, estudar mais... Enfim das mais variadas e ao mesmo tempo das mais óbvias.

Mas por que esperar o novo ano para iniciar qualquer uma dessas atividades?

Podemos começar uma dieta, quando bem entendemos, (se bem que no final do ano é mais difícil mesmo), por que esperar? Podemos começar a economizar também a qualquer momento, ainda mais que no começo do ano é a época mais difícil para isso, por conta dos impostos como IPVA, IPTU e de gastos com a prole, como matriculas escolares, material escolar, cursos extras, viajem etc.

Acredito piamente que promessas que tem data futura (como o novo ano que se inicia) para começar, tendem ao fracasso. Uma mudança de atitude não precisa de inicio definido para ser iniciada, basta começar quando bem entender.

OK, é muito mais romântico, mais cool dizer "ano novo, vida nova"... Mas a realidade é outra, deixando o romantismo de lado, vejo apenas um monte de promessas vazias, que serão facilmente esquecidas ou deixadas de lado na primeira dificuldade de cumpri-las. Faz parte do espírito de final de ano criar essas ilusões, para principalmente se enquadrar na sociedade, que de certa forma espera e até mesmo exige esse comportamento.

Eu mesmo sou constantemente questionado sobre minhas promessas de ano novo, e pior, tenho de agüentar a cara de espanto do interlocutor quando o mesmo se defronta com a minha resposta, nua e crua.

Para que preciso esperar o ano novo para começar um projeto ou providenciar uma mudança, seja ela qual for ?

Em geral a conversa acaba ai.

Aqueles que assim com eu (sim, tem muita gente assim por ai), têm esse tipo de atitude, em geral são tido como pessoas esquisitas, muitas vezes somos taxados de pessoas desprovidas fé ou mesmo sem motivação. E quando digo que além de não enxergar diferença no último dia do ano e outro dia qualquer, sou do tipo que não gosta do natal...ai a coisa fica mais interessante te ainda. Por mais racional que sejam meus argumentos, a grande maioria das pessoas prefere desprezá-los e taxá-los com adjetivos um tanto quanto repugnantes.

Muita gente acha minha atitude muito exótica e um tanto quanto excêntrica (para não dizer esquisita), mas lá para março do ano seguinte, costumo devolver a gentileza para essas pessoas, e perguntar sobre o andamento do novo projeto/promessas feitas nos final do ano anterior, e em praticamente 100% dos casos, o que recebo como resposta é um monte de desculpas para a não realização da promessa.

Minha recomendação:

Esqueça as promessas com datas para iniciar, principalmente as com datas futuras, seja um semana ou mesmo alguns dias e começe agora mesmo o que quer que seja.


Feliz ano novo, sem promessas, mas cheio de novas relaizações

Braços

Nenhum comentário:

Postar um comentário