08 dezembro, 2009

Sampa, chuva e a escalada

Porque escalo ?!?

Bem, para manter minha sanidade mental em dias como hoje. Caso contrário surtaria.


http://www1.folha.uol.com.br/folha/galeria/album/p_20091208-chuva05.shtml


Mantendo certa rotina junto à natureza, ainda que em uma intensidade menor que a que eu gostaria e certa atividade física, posso levar numa boa, dias como esse. Ao contrário da grande maioria da população que a meu ver estressa muito.

Pois é, sai de casa (grande Valinhos), como de costume, as 5:50 da matina, com destino a Rodovia Anhanguera, onde pego meu fretado, que passa por lá as 6:10. Pois bem, eis que as 11:00 ainda seguia pela rodovia Anhanguera, já que Sampa está literalmente ilhada. A visão que tivemos da janela do ônibus, é para lá de tenebrosa, o rio Tietê bem como a marginal eram uma coisa só, não dava para saber onde começava o rio e onde está o asfalto. Bem na verdade até dava para saber, bastava ver os carros cobertos pela água e caminhões parcialmente cobertos.



Optamos pelo óbvio e demos meia volta. Cheguei em Valinhos as 13:00.

O comentário geral é que o problema das chuvas se resume ao aquecimento global, poluição, efeito estufa ... por mais incrível que pareça, ninguém percebe que já choveu dessa forma no passado e vai chover assim de novo no futuro, e o motivo de tanta enchente, não está relacionado ao volume de chuvas e sim a impermeabilização do solo. Hoje não há aeras de solo permeável nas grandes cidades, quanto mais o tal do desenvolvimento chega, menos terra e grama têm no chão, logo toda água que cai, como não é absorvida vai parar no rio, que tem vazão limitada.

Portando vamos nos acostumar com essas imagens, pois farão parte do nosso cotidiano. Bem pelo menos daqueles que tiram o ganha pão nas grande cidades.

Braços

Nenhum comentário:

Postar um comentário