07 novembro, 2009

Serra do Lenheiro - Feriado de Finados

Olá a todos,

Esse último final de semana, aproveitando o feriado, fomos conhecer em São João Del Rei, a serra do Lenheiro. E conto que valeu muito.

Fomos eu, Gui, Jus, Fabi e Andreas, e depois iríamos encontrar com o Buda na Fernão dias, que viria de Sampa direto.



Saímos na madrugada de sábado de Valinhos, por volta da 4:00 e passamos em Amparo para pegar o Andreas, de lá direto para SJDR. Optamos por sair esse horário por conta principalmente de fugir do transito, e porque poderíamos ter meia noite de sono, o garantiria um sábado mais proveitoso. Deu certo.



Andreas abrindo caminho


Chegamos um pouco antes do almoço, perfazendo um total de 7 horas de chão, nos registramos no albergue Vila Hostel, almoçamos, passamos no batalhão de montanha para registro e permissões de entrada na serra. Sim é necessário autorização do exercito para utilizar o local, já que se trata de área militar.



Primeira escalada do dia



O bacana (e as vezes assustador) é que a grande maioria da vias é com proteção móvel, e em alguns casos, a primeira proteção não passa de uma nut pequena, que fica em um lance difícil, fazendo com que seu psíquico realmente fique abalado. Nesses casos você deve fazer de tudo para evitar a queda. Confesso que nessas vias, eu amarelei e subi só de segundo.


Galera na preparação



A noite, como não poderia deixar de ser, fomos jantar em uma pizzaria no centro de SJDR.


Fabi e Andreas na frente do albergue



Rolou até um off-road com o Civicão velho de gerra


Esse dia realmente estava lindo, embora muito quente


Domingão, ficamos pela manha em alguns blocos mais abaixo dos pontões, para treinar um pouco as colocações de moveis, aproveitei para praticar um pouco de escalada em móvel, em um lance com clifs de agarra. Não fui bem sucedido, algumas agarras arrebentaram e voei no top algumas vez. Por fim desisti da bricadeira.


Preparando o top para a galerinha


Por volta da hora do almoço, o sol e calor pegando forte, O Buda, Gui, Fabi e Jus decidiram voltar para a cidade e almoçar, com isso ficamos eu e o Andreas escalando o resto do dia.



O gui parece ou não um vespão ?


Claro que teria de rolar uma espiada nas pinturas rupestres. Pena que alguns vândalos já fizeram o favor de detonar parte da parede. Como tem gente imbecil no mundo, impressionante.


Outro “detalhe” é que o croqui que encontrei, apesar de ter uma boa descrição da localização das vias, não é muito fidedigno com a graduação.

http://www.pensatrix.com.br/wp-content/docs/Croquis%20localizacao%20e%20vias%20lenheiro.pdf



Das duas uma ou fiquei muito fraco ou tem várias vias que foram decotadas, vias que para mim seriam pelo menos 5 ou 5º Sup estão graduadas em 4º ! Esse “detalhe” rendeu algumas surpresas durante a escalada. De todas as formas, outras pessoas que estavam por lá, também tiveram a mesma impressão. Isso ocorreu principalmente nas vias de graduação mais baixa, já as de graduação igual ou superior a 6º me pareceu correto. O lance é ficar esperto antes de entrar nas vias fáceis.


Segunda pela manha, fizemos o check out do albergue e voltamos para os pontões. Já um pouco cansado dos dias anteriores e passando muito calor, escalamos relativamente pouco, e descansamos mais :-).





Ter uma rede dessas na mochila vale muito nessa horas.


Gui encarando a saidera, uma canaleta bem fácil, mas bastante exporta



No final do dia, por volta das 17:00 arrumamos a tralha, e aproveitamos os banheiros do local para tomar banho e pegar o rumo de volta para casa.

A viagem de volta foi bastante cansativa, saímos de SJDR por volta das 20:00, depois de ter dado baixa no batalhão de montanha e de jantado, e cheguei em casa, por volta das 3:00 da manha.

Tudo correu muito bem, a viagem foi ótima as escaladas idem e com certeza o local merece nova visita no futuro.

Braços



2 comentários:

  1. e' moro no tejuco de sao joao del rei onde fica a serra dolenheiro e confesso que são expetaculres são lindas vale a pena vim aqui gente;D

    ResponderExcluir
  2. Moro tambem no tejuco e sou prima dalilian e' bela msmo as paisagens de são joão del rei principalmente as trilhas do lenheio amiha prima lilian tem que fazer uma poesia das trilhas do leheiro ;D

    ResponderExcluir