30 agosto, 2009

Marimbondos !

Essa semana no Blog de Escalada, o Luciano postou uma comentário a respeito de picadas de inseto, (http://blogdescalada.blogspot.com/2009/08/manenha-sempre-os-marimbondos-longe-de.html), eis que ontem tive uma experiência desagradável com esses bichos ontem mesmo.


Inicialmente tínhamos planos de ir para Andradas (de novo!), porém uma série de fatores e conjunções astrais, me levaram para o Visual das Águas. Cheguei por volta das 14:00 e lá encontraria com alguns amigos para escalar (obvio!).


Havia pouca gente mesmo, dado as condições favoráveis do clima, estava preparado psicologicamente para enfrentar a famosa muvuca. mas por incrível que parece, não sei se por conta do horário, ou qualquer outro fator, o fato é que havia pouca gente por lá.


Não havia escalado muito, estava na terceira ou quarta empreitada, quando foi escalar as vias na parede da raiz, ou com alguns dizem parede da sobra. Pois nessa parede, quase não há incidência de sol.


Entrei na via denominada “Domingo de Chuva”, na verdade como nunca vi um croqui organizado das vias de lá, nunca sei direito o nome da vias. Mas de qualquer forma, isso não interessa.


No final dessa via, saindo pela esquerda, há um degrau e logo acima um pouco de mato, foi lá que tive o desagradável encontro com os marimbondos. Não sei bem como aconteceu, com sempre tudo passa muito rápido nessas horas, me lembro de ter sentido uma picada na perna, quando me dei conta havia vários bichos em pleno ataque aéreo.


Desescalei um trecho o mais rápido que pude, para poder pular, sem pendular muito (estava guiando!), e gritei para meu segurança para me descer, e claro que ele não entendeu nada muito rápido, o que me rendeu umas picadas extras. No total acho que formas umas 10 picadas, pode não parecer muito mas, como já havia citado antes, sou alérgico a picadas de inseto, não chego mais a sofrer choque anafilático, mas sofro muito com a febre e com o inchaço nos locais das picadas.




Em geral o inchaço vêm algumas horas depois da picada, dê uma olhada na minha esquerda, onde levei 3 picadas ! duas no dedo médio, que está absurdamente inchado. Essa foto tirei hoje, mais de 24 horas depois das picadas!


Apesar de não correr riscos mais sérios por conta das picadas, sempre fico preocupado, e ao mesmo tempo chateado, pois acaba por afetar o físico como um todo, fico com febre, dor e mal-estar, além de mexer muito com minha cabeça.


O interessante disso tudo, é que por mais que saibamos, na teoria o que devemos fazer, na prática a coisa muda completamente, o coração acelera, o desespero toma conta e o que a gente fazer é só correr etentar sair de lá o mais rápido possível. Se isso nunca aconteceu com você, certamente você dirá que se fosse você, agiria diferente, mas se isso já lhe ocorreu você sabe do estou falando!


Estava em um local bem protegido, de fácil abandono da via, mas agora imagine o mesmo, em uma escada de parede, distante uns 10, talvez 15 metros da última proteção, é sem dúvidas uma visão que não agrada ninguém.


O lance é ficar esperto mesmo, evitar os locais onde esse bichos podem estar, verificar buracos e fendas antes de colocar os pés e mão e ficar mais esperto quanto houver mato na parede, sempre pode haver uma surpresa dessas!


Braços


Um comentário:

  1. Esse final de semana eu fui picada por um inseto que até agora eu não sei qual foi. Estou tentando pesquisar no Google para ver se acho informações e acabei achando seu blog. Talvez tenha sido um marimbondo, minha mão está muito inchada, está doendo muito e perto do dedão tem 4 bolinhas bem pequenas parecendo uma picada, achei isso muito estranho! nunca vi um inseto deixar a marca de 4 bolinhas na mão!! Se puder me ajudar ficaria muito feliz, nao sei o que faço com a minha mão, se vou no médico ou se deixo curar sozinha... Está inchando mais a cada dia que passa... Obrigada. Se precisar me mande um e-mail : lu_lmp@hotmail.com

    ResponderExcluir