26 agosto, 2009

Escalar é preciso



Alguns amigos recentemente têm me questionado a respeito do titulo do blog, que sugere a necessidade quase fisiológica de se escalar em detrimento à própria vida. Como já expliquei para alguns no varejo, agora resolvi dar uma explicação no atacado.

Primeiramente, quero esclarecer que o título é apenas o nome fantasia do blog, nada além disso, não é uma filosofia de vida, nem tampouco uma pretensão de vida, muito menos frase de efeito, não é nada mais que um nome e uma brincadeira (continue lendo que você entenderá), e claro a necessidade mundana de identificá-lo na net.

Acredito que todos, ou quase todos já devem ter ouvido a frase “Navegar é preciso, viver não é preciso” extraída do poema do Fernando Pessoa, que por sua vez se inspirou na famosa frase "Navigare necesse; vivere non est necesse"*

Pois bem, agora vem a parte interessante.

A grande maioria das pessoas (me incluo nessa lista com absoluta certeza), não entende e não pensa a respeito das colocações dos poemas, muito menos nas nuances da nossa língua portuguesa e o que ela pode proporcionar. Simplesmente lemos, ou ouvimos algo sem grande discernimento, não nos damos ao trabalho de pensar, talvez simplesmente por acreditar que não há necessidade, ou por preguiça. Seja lá o porquê, o fato é que não prestamos atenção mesmo. Para isso existem os poetas.

99,999% das pessoas lêem “Navegar é preciso...” como algo extremamente necessário, fundamental, essencial, até mesmo primordial e se esquecem do segundo sentido que pode haver na palavra “preciso”. Um sentido de exatidão, um sentido de técnica, de apuração, que é a meu ver, é o sentido que deve ser usado nessa frase.

Agora re-leia frase, aplicando a palavra “preciso” não a necessidade, mas sim a precisão/técnica. Eis aqui tudo explicado.

Detalhe, essa leitura não foi obra minha, (eu jamais prestaria atenção em um detalhe desse), mas de meu filho mais velho, que é um tanto quanto NERD, que certa vez me perguntou a respeito do meu entendimento dessa frase, e como a grande maioria das pessoas eu a interpretava da forma mais simplória e direta, sem sequer prestar maior atenção a mesma.

Daí o que eu fiz, foi me apropriar do poema (depois que passei a entende-lo ficou mais fácil) e reinventá-lo, tirando-o do mundo horizontal da navegação (sob a água), e utilizá-lo no mundo vertical.

Simples assim :-)

* "Navigare necesse; vivere non est necesse" - latim, frase de Pompeu, general romano, 106-48 aC., dita aos marinheiros, amedrontados, que recusavam viajar durante a guerra, cf. Plutarco, in Vida de Pompeu]

Braços

Nenhum comentário:

Postar um comentário