11 abril, 2011

Altas aventuras

Renato na Pão Francês

Depois de quase um mês sem escalar, eis que voltamos à pedra. No sábado, o Nato foi com um amigo, o Zini, ao Pantano, em Andradas. O projeto era a Pão Francês, mas não chegaram a terminar, pois foram interrompidos pela chuva. Eu fiquei em casa, pois tinha compromissos sociais com minha pequena.

A chuva chegando...

No domingo, os compromissos da filha não incluiam nem a mim nem ao pai, então, pegamos nosso alvará e fomos pro Visual das Águas, lugar que eu gosto muito, por ter todo tipo de escalada. Lá é um parque de diversões: eu consigo guiar, eu passo uns veneninhos e ontem fui introduzida ao mundo da escalada em artificial.


Já faz um tempo que meu marido vem planejando me pendurar na pedra. Aliás, os planos dele também incluem o teto do Baú (ui, não quero nem pensar!). Toda vez que a gente vai pro Visu ele fala: da próxima vez eu trago os equipamentos. Ontem, ele levou.


Escalar em artificial não é coisa do outro mundo, mas é outro mundo dentro da escalada. Me senti uma criancinha aprendendo a nadar. Me debati tanto, fiz tanta força, que acabei com dores pelo corpo todo.


O mais difícil foi, sem sombra de dúvida, me acostumar com o equipamento e mantê-lo desembaralhado, pois a tendência era um estribo sobrepor ao outro, as daisies passarem por dentro da corda, a corda enrolar no estribo. Isso porque ainda tem equipamento à beça pra esse tipo de escalada ao qual ainda nem fui apresentada.


A parte mais complicada era atualizar a daisy, pois você não tem nenhuma estabilidade quando está pendurado e ficar em pé no estribo é muito mais difícil do que parece.


Resumo da ópera: escalar em artificial é legal, mas demanda alguma força e muita técnica. É muito mais tenso do que escalar em livre, porque você tem que estar ligado muito mais no equipamento do que na pedra e no fim das contas você acaba perdendo um pouco do passeio. Talvez com a experiência as coisas vão ficando menos complicadas e mais interessantes.

Só nos resta aguardar as próximas aventuras...

Nenhum comentário:

Postar um comentário