07 novembro, 2010

Três Corações e São Tomé



Nesse último feriado, à convite de uma amiga para a festa de seu aniversário, fomos conhecer a terra natal do Rei Pelé, para quem não sabe, Três Corações –MG (e não Santos como muitos pensam).

Bem como TC é pertin-pertin de São Tomé da Letras, obviamente aproveitamos a oportunidade e para lá rumamos.

Basicamente o que rola por lá são Boulders, é verdade que existem algumas vias de escalada, contudo nem corda levamos, iramos apenas brincar nos blocos, e estrear minha nova aquisição, um crash-pad, adquirido especialmente para essa empreitada, e para as próximas que houvem.

Chegamos no Sábado dia 30/11, nos encontramos com um ex-colega de trabalho e amigo em TC dali rumamos para São Tomé, diretamente para um restaurante aproveitar as maravilhas da culinária mineira.

Depois do almoço leve e saudável a base de Vaca atolada e galinha com quiabo, entre outros quitutes fomos conhecer os picos de boulder, nessa primeira empreitada no setor Bruxa.

Patricia escalando com o Gui na seg

A impressão visual é muito boa, logo se vê muitos blocos com muitas possibilidades, tudo muito negativo com agarrões, e na hora de entrar na brincadeira, logo percebe-se que não era só impressão, os blocos são bastante convidativos. Boas pegas e muitos negativos, com movimentos bem fortes. Resumindo adorei o pico – e vejam que eu nunca fui muito adepto do boulder.

Gui mandando ver nos blocos


Como a pança estava, digamos, meio pesada, escalamos pouco e logo voltamos para TC, onde nos alojamos e fomos conhecer a família da nossa anfitriã.


Alice que não quis saber de escalar, curtindo a linda vista


Cansado da viajem e depois de um “lanchinho reforçado” fomos para a cama.

Gui ralando os dedos

Logo pela pela manha do Domingo, depois de uma café da manha, mais que reforçado, fomos conhecer o clube da cidade de TC. Parquinho, lagos e patos enchem a paisagem do lugar, por lá ficamos a manha toda.
Ao voltar para a casa, um almoço a mineira nos esperava, costela suína ao forno, servidos com escondidinho de mandioca com carne seca, acompanhados de macarrão ao bacon...uma perdição.

Enquanto via o dia se acabar curtindo a digestão de mais uma refeição leve e saudável, resolvi contra todas as tendências normais, dar um pulo em São Tomé, para pelo menos livrar a consciência (já que o corpo não se livraria de tanta comida assim tão fácil) de tanta comilaça. Fomos conhecer o setor Mirante dessa vez.


Parquinhos convecionais também garantem a diversão


Todo mundo escalou bem mais dessa vez, até os braços se acabarem, valeu o dia.

Ao voltar para TC, mais comida nos espera. Nossa como esse povo de minas passa bem na mesa.


Na segunda, dia 01/11, iríamos conhecer a roça de uma prima da nossa anfitriã, e para lá fomos, levando peixe e camarão na bagagem. No caminho para o sítio, logo avistamos dois blocos de pedra bem próximos de onde estaríamos, que logo pensamos em conhecer.

Nas redondezas do local, há um pequeno rio, com a formação de piscinas e escorregas naturais, diversão garantida para as crianças...ok não só para eles, para todos nós :-)


Olha só eu brincado com as crianças, difícil saber quem é quem

Peixe frito, Bobó de camarão, Lula a doré, lingüiça nos esperavam. Eita vida dura sô

Depois de muito meditar, fomos conhecer os tais blocos, pensando em ser os primeiros escaladores a se embrenhar neles, logo percebemos que não éramos os primeiros por ali, um grampo “P” batido no topo da pedra sinalizava que a pedra já fora escalada.

Examinado o bloco cavado e moldado..uma tristeza

Mais adiante havia um outro bloco, ao se aproximar, percebo estranhas formações na pedra, agarras grandes demais contrastando com granito áspero, ao alinhar a vista percebo que muitas agarras foram cavadas e outras esculpidas na rocha para viabilizar a ascensão de alguém.

Detalhe para o pega construida


Sei que o tema é polêmico, mas não gosto disso, se não consigo escalar uma pedra/bloco, isso não me dá o direito de adequá-la ao meu nível de escalada. O pior é que o pico me pareceu viável, não para mim é claro, mas não me pareceu ser um problema insolúvel para escaladores fortes, contudo talvez nunca venhamos a saber, pois a pedra havia sido esculpida em muitos locais. Uma pena.


Patricia no Mirante

Terça feira dia 02/11, depois de mais um café da manha reforçado, malas prontas, fomos para São Tomé gastar o resto dos braços, dali tomaríamos o rumo de casa, pois no dia seguinte teria de voltar ao Rio de Janeiro à trabalho, conseqüentemente teria de desfazer uma mala para arrumar a outra. Uma correria danada.

Gui tentando a travessia do mirante

Ficamos por lá umas duas horas apenas, mas como era a nossa despedida, escalamos tudo o que agüentamos, apesar de pouco tempo no pico o dia rendeu muito, as mãos ficaram em frangalhos e os braços pesados, como era de se esperar.

Patricia fazendo força no setor Bruxa


Patricia fazendo força no setor Mirante


Voltamos para casa, com a satisfação de ter conhecido um novo local de escalada e com um kilo extra na balança dada a quantidade e qualidade da comida mineira.

Eu no Mirante, essa viradinha foi realmente dura


Eu de novo em uma seqüencia bacana no setor Bruxa



Resultado do dia, mãos esbugalhadas


É isso ai

Braços

Nenhum comentário:

Postar um comentário