29 novembro, 2010

Conhecendo os Boulders de Valinhos...finalmente

Apesar de ser morador de Valinhos desde sempre (com exceção a um breve período), eu nunca havia me aventurado pelos blocos da região, basicamente porque não sou exatamente um fã de boulder, além do que, as pedras da região são na maioria verdadeiros raladores de carne – humana.

Bem, para mudar um pouco esse paradgina e aproveitar o fato de estar a 15 minutos de alguns desses picos, resolvi conhecer um dos locais freqüentados.
Peguei umas dicas com o André Funari (http://funariclimb.blogspot.com) e com o Lukinha, ambos conhecedores dos locais.

Fomos conhecer os boulders da Lagoinha. Os blocos ficam dentro de um pesqueiro, (Quero-Quero), cujo o proprietário é bastante simpático à pratica da escalada, ele mesmo passou umas dicas de como chegar aos blocos, que na verdade ficam bem a mostra, basta escolher.

O sol estava a pino, apesar de termos chego depois das 15:00, sofremos bastante por conta do calor e da falta de sombra. O Lukinha havia passado algumas indicações de como chegar à um local mais agradável, mas havia esquecido de anotar, e claro, fui parar no local "errado".

Encontramos alguns blocos que pareciam interessantes, porém nem todos proporcionam uma segurança básica e a maioria nos deixariam torrando ao sol, assim foram descartados.

Um bloco em particular me chamou a atenção, consistia em uma fenda vertical de uns 6 metros, seguido por um bloco no topo totalizando uns 7 ou 8 metros, e ao aproximar, vimos que seria ali mesmo. Gostei da cara desse ai


Bonito não ?

Porém ao analisar o bloco mais atentamente, percebi que não havia sinal de que algum escalador tivesse passador por ali, não havia marcas de magnésio alguma, havia ainda uns pedaços de rocha soltas e em alguns pontos estava bastante esfarelento, prova de que seria um FA, o que me deixou meio receoso de sair subindo assim de boa sem saber o que poderia ser lá em cima....derrepetne um pedaço de rocha solta, ou mais trechos esfarelentos (o que de fato encontrei bem no alto)

Protegendo a fenda na saida, essa peça ainda está lá


Como seguro morreu de velho, e não estava a fim de colocar o meu na reta assim de graça, resolvi pegar no carro umas peças móveis e uma corda (antiga) propositalmente trazidos com essa finalidade
.
A idéia seria subir no esquema, protege-sobe(na proteção)-protege para poder ter uma idéia da encrenca e montar um top-rope em móvel. O que se mostrou útil, pois não havia forma de descer do bloco sem uma corda mesmo.

Depois de montar o top com os móveis, fiquei malhando os movimentos por um tempo, e resolvi e linkei quase todos, empaquei na saída, que é bem dura (é crux mesmo). Tentei mais algumas vezes a saída, mas depois de abrir um buraco no dedo, tive de parar, seria demasiado desastroso continuar.

Detalhe para o Nut entalado.

Já topo da pedra, desmontei o top e desci de baldinho pelo outro lado do bloco, ralando a corda diretamente na pedra mesmo (por isso usei uma bem velha)
Infelizmente (ou felizmente) uma das peças que utilizei não saiu da fenda por nada, apesar de toda a pancada que dei nela, ficou lá, aguardando um saca nut para ser resgatada.
Agora tenho dois projetos lá, resgatar a peça e linkar todos movimentos.
É isso ai
Braços

4 comentários:

  1. Ai Renato Blz,me chamo zini como vc mora em Valinhos e não é muito fã de boulder existe uma pedreira cahamada alpinas em Valinhos onde tem algumas vias bem interessante, estive estes dias conquistando mais algumas no local 6 7 7a vias moveis etc.
    Apesar de ser uma pedreira os locais das vias são bem limpas sem muuito blocos soltos.
    Fica ai uma dica caso vc não conheça, estou sempre escalando pelas bandas de valinhos qualquer coisa dá um toque w.manzini@ig.com.br

    abs

    Zini

    ResponderExcluir
  2. E ae man, tem como me da uma dica de como chego no pesqueiro quero-quero??? So aqui de Vinhedo tammo começando agora e a empolgação mataaaaando não consgeuimos achar os boulders de Valinhos.

    Preciso de um contato, se puder me passar eu agradeceria, fica na paz irmao....

    ResponderExcluir
  3. Fala Ciczi

    Seguinte para chegar no pesqueiro, vc tem de pegar a estrada Valinhos-Itatiba, e vindo de Valinhos apoós passar uns bares em um subida pequena, vai ver uma placa do lado direito, fica esperto que a placa é pequena, indicando o pesqueiro quero-quero, se perguntar para o pessoal que vive por ali, todo mundo sabe onde fica. Já no pesqueiro é só perguntar para o dono onde ficam as pedras que o povo escala, ele certamente irá indicar

    Boas escaladas

    Renato

    ResponderExcluir
  4. Renato,qq pessoa pode ir? Não precisade autorização para usar esta pedreira desativada?

    ResponderExcluir