Na segunda de madrugada, dia 26/07, por volta das 03:00 , saímos de São Bento com destino a Itatiaia. A idéia era chegar cedo, pois só poderíamos ir com o carro até o abrigo Rebolças se lá estivéssemos antes das 09:00. Como não estava a fim de arriscar ter de levar todas as tralhas na mão por 2.5 Km, resolvi não arriscar. Chegamos antes das 07:00 heheheh
Poças d´água congeladas pela manhaDentro do carro, graças ao aquecimento, era bem tranqüilo, já do lado de fora
estava muito frio, as poças d’água na estrada estavam todas congeladas e o orvalho havia congelado em forma de cristais de gelo, bem bacana. Para as crianças tudo muito divertido, para a Patricia, tudo muito frio.
Civicão enfrentando a dura estrada até o abrigoDepois de algumas peripécias com o Civicão para chegar ao abrigo mais ou menos são e salvo, lá estávamos descarregando o carro. Vale um parênteses, o Civicão velho de guerra fez inveja a muito carro do tipo "aventureiro Urbano", e deixou muita gente desacreditada em como aquele carro havia chegado naquele lugar, e pior iríamos repetir esse mesmo caminho mais alguma vezes. A ver. Orvalho congelado na estradaBem, quando chegamos não havia ninguém no abrigo e como estávamos em 4 pessoas, tomamos conta da Suíte do abrigo, um quarto com dois beliches e um banheiro privativo. Muito legal.
Nesse meio tempo, chegaram mais alguns inquilinos, que logo foram se juntando a nós.
Tudo descarregado, partimos para uma caminhada leve e para apresentar o local e relaxar da viajem.
Na trilha para o agulhas, só passeando
Fomos até ao riozinho que fica na trilha para o Agulhas Negras, e depois fomos até uma cachoeira que fica na estrada para as Prateleiras, nada demais. O dia estava lindo, contudo mesmo ao sol o frio persistia.
Na cachoeira, detalhe para a Alice pescando :-).
Mais no final da tarde mais alguns inquilinos chegaram, dessa vez pesquisadores da UFRRJ para uma pesquisa de morcegos, para a alegria da Alice que por uma grande coincidência também estava estudando morcegos na escola. Ela adorou a oportunidade.

Alice ajudando na caça aos "morceguinhos fofinhos"
Um belo exemplar desavisado caiu na rede, para alegria geral
Para a terça feira, planejamos ir ao Agulhas Negras, eu e o Gui apenas, para aproveitarmos mais o dia, saímos bem cedo, antes das 07:00. O frio era forte, e durante toda a trilha o sol não dava as caras, tornando tudo bastante gelado.
Vou deixar o Gui contar como foi, mas obviamente foi muito legal, chegamos ao cume pouco antes das 11:00 e assinamos o livro e descemos junto com o pessoal que foi chegando ao longo do dia.
Gui assinando o livro no cume real do Agulhas
Por volta das 17:30 já estávamos chegando ao abrigo. Nesse dia como meu carro era único no estacionamento do abrigo (por conta de alguma regra non-sense qulalquer), fui requisitado para levar um dos estudantes ao hospital em Itamonte, por conta de fortes dores abdominais, fruto de alguma cólica renal, voltei bem tarde.
Quarta feira dia 28/07 seria o último dia da Patricia por lá, pois ela voltaria ao batente no dia seguinte, e como eu estava afim de aproveitar ao máximo a estada, foi a solução que encontramos, então o plano era que ela fosse de ônibus para casa, para isso descemos até Rezende.

Família reunida no cume da pedra do Camelo
No caminho paramos para apreciar o morro do camelo e a pequena cachoeira que fica atrás do Alsene.
Na pedra do camelo, com detalhe para o vale abaixo
Vale atrás do Alsene
Gui e Alice em um passeio pelo riozinho
Aproveitamos para almoçar no Graal, que faz as vezes de rodoviária, e as 15:00 ela embarcou rumo a São Paulo, para depois fazer uma baldeação para Valinhos. Voltamos para o abrigo.
Eu e a pequena na cabeçeira da cachoeira atrá do Alsene
Quinta feira, 29/07 fomos ao morro do Couto, eu, Alice e Gui, caminhada bem tranqüila.
Gui e Alice no começo da caminhada
Em parte do percurso (morro acima) levei a Alice na mochila, para tornar o passeio dela mais proveitoso, pois a caminhada toda seria demais para as pernas curtas dela.
Eu e minha mochila especial (e pesada)
Como o tempo começou a mudar, voltamos cedo ao abrigo, tomar chuva com a prole não era uma opção.
Na base da pedra do Couto, o tempo começou a mudar
Sexta feira, 30/07 último dia, fomos a cachoeira novamente, onde permanecemos por umas 3 horas, aproveitando a paisagem, "pescando" e jogando pedras na água, e claro aproveitando para um banho gelado também. Depois fomos até a base das Prateleiras, onde ficamos por um bocado de tempo também, só na curtição. Nesse dia a Alice não teve moleza, nada de cadeirinha para ela.
Gui e Alice descançando ao longo da trilha
A noite já arrumei as coisas, para logo cedo partimos. Teríamos de liverar o abrigo até as 07:00 da manha. E assim fizemos.
Água tranparente e fria
Frio, Muito friiiooooo, mas revigorante
Acho que muita gente têm uma foto dessas no trono
Sábado, 31/07 as férias no fim, aproveitando que já estamos perto da cidade de Itatiaia, resolvemos visitar a parte baixa do parque, na verdade estava querendo mesmo era esticar ao máximo as minhas férias :-)
No museu do parque, detelhe para animais locais
Depois de conhecer o museu de história natural com muitos exemplares da fauna local, o o museu do montanhismo, igualmente interessante, fomos visitar umas cachoeiras antes de dar linha para casa e definitivamente encerrar as férias.
No museu, detalhe para os insetos
Gui e Alice na Lagoa Azul
Gui e Alice com a cachoeira Veú de Noiva ao fundo
Gui com a cachoeira Veú de Noiva ao fundo
Gui e a cachoeira no detalhe
Chegamos em Valinhos antes da 18:00, descarregamos o carro e passamos o resto do final de semana descansando, limpando as coisas, e preparando a mente para a labuta da semana que começava.