26 outubro, 2009

Nasce uma escaladora

Olá! Pra quem ainda não me conhece, sou Patricia, a esposa. E também a mais nova escaladora do pedaço. Estou aqui a pedidos, como nova colaboradora deste blog, para contar um pouco sobre a minha primeira experiência na pedra, ou seja, o "batismo" que me introduziu ao lado aventureiro da vida. Vamos lá.


Conheci o Renato a onze anos, no auge do período de escalada dele. Ele vivia viajando pra lá e pra cá. Quando começamos a namorar ele já estava na marcha lenta e foi parando até que estacionou. Voltou no ano passado e com a corda toda (com e sem trocadilho).


Sempre incentivei que ele voltasse a escalar. Acho que as pessoas têm que fazer aquilo que gostam. Dou sempre o maior apoio. Ele também sempre me incentiva a crescer e a experimentar. No começo do ano me deu um curso de mergulho. O melhor presente, ever! Ele vive me chamando pra ir com ele em suas viagens de escalada. Mas, o que eu vou fazer lá?, eu sempre me perguntei. Até que, finalmente, depois de mais de uma década sem nunca ter pensado a respeito, me veio a evidente resposta: escalar, ué! O Nato já me deu uma ou outra indireta, mas eu nunca levei muito a sério. Nunca me senti inclinada a esse tipo de prática esportiva. Na verdade, a nenhum. Pra deixar a confissão completa, é preciso dizer que faz anos que estou absolutamente sedentária.


Então, que faz uma “senhora”, às vésperas de seus quarenta anos, começar a subir pelas paredes? O amor, é claro. Mas também a grande necessidade de sair do sedentarismo, tendo um povo tão agitado ao meu lado – marido, filhos, amigos – eu já estava começando a me sentir meio de fora. A saúde é outro agente motivador. Ela ainda não reclamou, mas se eu continuasse no pique em que estava, não ia demorar muito. Então, decidi sair da concha e dar uma chance para a pedra. Agora é com ela me conquistar.


No sábado, o marido me deu umas dicas no murinho aqui de casa e no domingo a família foi pra Pedra Bela para prestigiar o meu debut. Achei que fosse fazer feio, mas nem paguei tanto mico assim. Ver os outros fazerem é definitivamente muito mais fácil, mas uma vez lá na pedra, a gente percebe que não é tão impossível quanto parecia. Não caí, não chorei, não pedi clemência... água eu pedi, mas tava muito quente e a boca secava rápido com o calor, o nervoso, o medo de escorregar ou de não achar agarra (ainda não caiu a ficha de que se escorregar, a corda tá lá, e o parceiro não vai te deixar cair – o seguro de vida não vale tanto assim!), além da ansiedade, do cansaço e do esforço que eu ainda não sei medir.


Foi um dia super produtivo: já sei vestir a cadeirinha, já sei fazer o nó principal, já sei fazer segurança (só o marido mesmo pra confiar assim, logo de prima). Aprender o dialeto vai levar um tempo, a técnica só mesmo com a prática. A parte fácil foi o rapel – tinha que ter uma parte fácil, né! E eu gostei muito. O Nato diz que não tem a menor graça, mas eu tô só começando e achei mesmo irado. Uma sensação de liberdade deliciosa! A melhor parte de todas? Ter o melhor professor do mundo. Posso dizer que literalmente meu marido me faz subir pelas paredes e me leva às alturas.


Resumo da ópera: começar aos quarenta é possível. Os braços estão reclamando um pouco, menos do que eu achei que fossem. As pernas também. A ginástica (que eu também estou começando) deve me ajudar nesse quesito, além de me proporcionar mais elasticidade, força e resistência, que certamente serão necessárias se eu pretendo continuar a lagartear por aí afora. Portanto, se você acha legal, mas acha que já passou da idade, tome a mim como exemplo. Eu sobrevivi, e o que é “pior”, eu gostei! E se você acha legal, e tem a metade da minha idade, vou ter que dar uma de mãe: larga mão de preguiça e começa de uma vez. Se não for pela adrenalina, que seja pela paisagem, pelo vento no rosto, pelo pessoal, pela aventura. Pára de ficar aí só olhando e junte-se a nós!


3 comentários:

  1. Que legal Patrícia!!!!
    Adoro escalar e fico sempre muito feliz quando vejo uma nova "amiga" escaladora! A mulherada é minoria mas sempre nos divertimos muito, o corpo fica legal, temos equilíbrio, cabeça fria nos lances difíceis, paciência...Bem Vinda!!!!!E lindas fotos! Vamos trocar figurinhas a partir de agora e ojalá um dia possamos dividir a corda. Bjao, boa sorte e parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Que bacana, seja bem vinda ao mundo da escalada!!
    Bons ventos Patrícia....Feliz em saber que tem mais uma escaladora...

    ResponderExcluir
  3. Uhuuu....vou acabar me animando tb, hein...

    ResponderExcluir