12 março, 2010

7 Anos no Tibet

Sei que muita gente gosta de livros técnicos sobre escalada, onde se aborda questões físicas, psicológicas entre outras. O que seguramente é ótimo para o aperfeiçoamento e mesmo para a segurança.

Há também livros que abordam tragédias e conquistas de montanhas, o que nos dá uma visão dos esforços necessários e da coragem, ou insensatez humana quando confrontados com o perigo iminente.

Há uma terceira categoria, onde se narra a viajem ao ambiente das montanhas e sua interação com os povos locais, nessa categoria encontra-se o livro 7 Anos no Tibet.


Recentemente li o livro, que narra a trajetória de Heinrich Harrer, escalador e alpinista Austríaco que ganhou fama ao abrir uma nova rota na face norte do Eiger, façanha que pode ser verificada aqui



http://www.adventurezone.com.br/blog/a-primeira-escalada-da-face-norte-do-eiger.html


O interessante é que a maior façanha na escalada da vida dele, garantiu o passaporte para a maior e mais profunda aventura de sua vida, que pode ser verificada no livro.

A história em si, é uma narrativa forte e detalhada da força mental de seu protagonista, para atingir um objetivo (a fuga do arame farpado, como dizia ele) e de sua determinação e perseverança, para alcaçar o objetivo traçado, muito além do normal.

Detalha também de forma muito rica a cultura tibetana e o modo de vida pacifico de seu povo, sua religião e crenças.

Não vou me estender mais, só digo mais uma coisa, se você assistiu o filme e acha que o livro não acrescentará mais nada, ledo engano. O filme, apesar de bem feito, não dá a dimensão do feito de Harrer e tampouco descreve com a riqueza de detalhes que pode ser encontra no livro.


Vai aqui a dica.

Braços

Renato

Nenhum comentário:

Postar um comentário