13 maio, 2015

Escalando no Uruguai


Faz algum tempo, tenho trabalhado no Uruguai, e como sabem a terra do Mujica não é conhecida pelas montanhas, mas sim pelos pampas. Algo um tanto desesperador para quem gosta de escalar.


Boulder nas Sierras de Mahoma
Depois de algumas peripécias, acabei encontrando alguma boa escalada aqui, e vou compartilhar os detalhes para que quando alguém venha de vista, saiba onde encontrar boas escaladas.
Visão Geral das sierras de Mahoma

Existem poucos escaladores no Uruguai, mas alguns estão muito motivados a desenvolver a escalada, a equipar vias e desenvolver o esporte

Hoje há dois picos de escaladas com muito potencial que garantem boa diversão, um de Boulder (Sierras de Mahoma) e outro de esportiva (Arequita), além de outros ainda a serem mais explorados que até recentemente havia proibições, como as Grutas de Salamanca.


 Parque Rodó em Montevideú


Existe também outros picos, como Laguna de los Cuervos, porém esse local especifico fica sobre a tutela de uma galera que gosta de controlar a escalada local e manter todos sobe controle, eles exigem que os escaladores façam uma “prova” para eles avaliarem se o cidadão está apto ou não para escalar. Além disso exigem que você peça autorização para utilizar as chapas deles na rocha...enfim são xaropes demais para meu gosto.

Acabamos que, juntamos alguns que estão na mesma pegada e estamos trabalhando os picos, abrindo vias e trazendo mais e mais gente para a escalada uruguaia.



Cerro Arrequita


Nos próximos posts estarei detalhando cada um, como chegar, vias etc. Além dos picos, há uma ótima opção para treinar na cidade de Montevidéu, a AUDE (Asociación Uruguaya de escalada) e escalada Charrua que na verdade são tocadas pelo mesmo camarada


Braços





Nenhum comentário:

Postar um comentário